A BlackBerry, grupo canadense de softwares de telecomunicações, anunciou nesta terça-feira (7) que apresentou uma ação judicial contra o Facebook por violar suas patentes.
A empresa acusa a rede social norte-americana de usar em serviços como Messenger, Instagram e Messenger algumas tecnologias desenvolvidas por ela.
Segundo a BlackBerry, suas patentes cobrem técnicas de criptografia para proteger privacidade, a combinação de games e mensagens móveis e os elementos da interface gráfica de serviços de envio de mensagens. Todos esses recursos proprietários estavam reunidos no BlackBerry Messenger, chamado de BBM.
A companhia canadense quer obter uma ordem judicial contra o Facebook, bem como uma compensação pelas perdas sofridas, embora não tenha especificado um valor.
“Respeitamos muito o Facebook e a importância que ele dá às capacidades de mensagens eletrônicas, algumas das quais foram inventadas pela BlackBerry”, afirmou a porta-voz da empresa canadense, Sarah McKinney, em um comunicado.
“No entanto, temos bases para afirmar que o Facebook violou nossa propriedade intelectual e, depois de muitos anos de diálogo, também temos a obrigação de que nossos acionistas usem os recursos legais apropriados”, acrescentou.
A rede social negou à AFP essas acusações, dizendo que “infelizmente refletem o estado do negócio de mensagens” do grupo canadense.
Depois de abandonar a fabricação de telefones, a BlackBerry licenciou sua marca de celulares para multinacional chinesa TCL e se concentrou em softwares de segurança e assistência a empresas e governos.
FONTE: https://g1.globo.com/economia/noticia/blackberry-processa-facebook-por-violacao-de-patentes.ghtml
Marco Legal das Criptomoedas no Brasil: Impactos da Lei 14.478/2022
Em 19 de junho de 2023, a Lei 14.478/2022 entrou em vigor, trazendo novas regulamentações para os serviços relacionados a