Instalar chips de rastreio em uniformes escolares viola Marco Civil da Internet

Uma proposta de projeto de lei, criada pelo vereador Camilo Cristófaro (PSB) e já aprovada pelos vereadores de São Paulo, determina que chips de rastreamento deveriam ser instalados em uniformes escolares para monitorar a entrada e a saída dos alunos. No entanto, Leonardo Palhares, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, atesta que a medida violaria o Marco Civil da Internet.
Segundo o autor da proposta, a medida visa a segurança das crianças, bem como a diminuição da evasão escolar, sendo que o chip enviaria a pais e responsáveis mensagens via SMS informando sempre que o aluno entrar e sair da instituição de ensino.
Mas, para especialistas, a prática fere o direito à privacidade e à intimidade, que é garantido pela Constituição Federal. “É evidente que este projeto de lei configura a mais clara afronta à Constituição Brasileira e ao princípio da inviolabilidade da vida privada, estabelecido pelo Marco Civil da Internet, visto a patente invasão à intimidade dos estudantes da rede municipal de ensino”, declarou o presidente da camara-e.net.
Aprovado pelos vereadores, agora o projeto segue para a sanção do prefeito João Doria. Mas Palhares espera que o prefeito vete a medida, “de modo não apenas a preservar os cofres públicos municipais, mas para garantir os direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição”.
Em 2012, um projeto similar chegou a consumir R$ 1,1 milhão em verbas municipais em Vitória da Conquista, na Bahia, sendo que, um ano depois, falhas no sistema levaram ao cancelamento do projeto. O mesmo aconteceu no Distrito Federal, e o projeto de lei paulistano não prevê de que forma o sistema funcionará para garantir que tais falhas não se repitam.
FONTE: https://canaltech.com.br/governo/instalar-chips-de-rastreio-em-uniformes-escolares-viola-marco-civil-da-internet-102304/

Compartilhe:

Outros Posts

crimes marcários

CRIMES MARCÁRIOS

Você  que já tem seu registro de marca ou que ainda não registrou, mas já faz uso da sua marca

Envie seus dados

Entraremos em contato o mais breve possível.