Cresce percentual de jovens que buscam por marcas e produtos na Internet

Quase metade dos internautas brasileiros com idade entre 11 e 17 anos procurou por informações sobre marcas ou produtos na Internet no ano passado, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Em sua quinta edição, o levantamento feito em parceria com o Cetic.br e o NIC.br mostra que houve um crescimento significativo, de 19 pontos percentuais, da prática entre esses jovens entre 2013 e 2016, quando a porcentagem saltou de 29% para 48%.

Apesar de a TV ainda continuar sendo o principal meio de exposição para publicidade e propaganda (80%) entre crianças e adolescentes com 11 a 17 anos, a Internet viu sua participação como meio de contato com conteúdos mercadológicos saltar de 30% para 69% entre 2013 e 2016. Além disso, a mais nova edição do estudo aponta que 62% desses jovens foram expostos a propagandas em redes sociais on-line, como Facebook e YouTube.

“Inapropriados”

O levantamento ainda destaca que 42% dessas crianças e jovens tiveram contato com publicidade não apropriada para as suas idades, de acordo com os seus pais. “Se, por um lado, as crianças e adolescentes estão cada vez mais conectadas, elas estão também cada vez mais expostas a conteúdos mercadológicos na rede. Esse é um desafio que precisa ser tratado por pais, educadores e formuladores de políticas públicas, especialmente se levarmos em consideração que o reconhecimento do caráter comercial da publicidade na Internet é mais complexo para o público infantil”, explica o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.

A pesquisa também aponta que esses usuários de Internet com idades entre 11 e 17 anos estão expostos a outros tipos de conteúdos sensíveis na rede, como assuntos relacionados a “formas de tornar-se muito magro” (27% entre meninas e 9% entre meninos) e “formas de machucar a si mesmo” (17% entre meninas e 12% entre meninos).

Panorama

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, cerca de oito em cada dez crianças e adolescentes (82%) com idades entre 9 e 17 anos são usuários de Internet, o que corresponde a 24,3 milhões de crianças e adolescentes em todo o país.

Metodologia

A quinta edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil entrevistou 2.999 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos, bem como seus pais ou responsáveis, em todo o país, de acordo com o CGI.

As entrevistas foram realizadas entre novembro de 2016 e junho de 2017, com o objetivo de compreender de que forma esse público utiliza a Internet e como lida com os riscos e as oportunidades decorrentes desse uso. A TIC Kids Online Brasil segue alinhada com o referencial metodológico da rede europeia EU Kids Online, liderada pela London School of Economics.
FONTE: http://idgnow.com.br/internet/2017/10/05/cresce-numero-de-jovens-que-buscam-por-marcas-e-produtos-na-internet/

Compartilhe:

Outros Posts

crimes marcários

CRIMES MARCÁRIOS

Você  que já tem seu registro de marca ou que ainda não registrou, mas já faz uso da sua marca

Envie seus dados

Entraremos em contato o mais breve possível.