H&M processa autor de grafite utilizado em campanha da marca

A gigante de fast-fashion H&M e um artista de rua de Los Angeles, Jason “Revok” Williams, são os protagonistas de uma nova batalha judicial na indústria da moda. A empresa sueca ingressou na Justiça para poder usar um grafite criado pelo artista em suas campanhas publicitárias sem precisar de autorização ou de pagar por direitos autorais.
A ação foi tomada após a rede fotografar a uma campanha chamada New Routine, voltada para a moda masculina esportiva, tendo murais pintados por Revok no bairro de Williamsburg, em Nova York.
Após a divulgação da campanha, Revok enviou uma carta para a H&M, questionando o uso de seu trabalho em peças publicitárias sem a sua permissão e conhecimento.
A H&M, então, respondeu o questionamento com um processo contra o artista. A rede alega que o grafite é, na verdade, vandalismo e, por isso, não pode ser protegido por direitos autorais. O mesmo argumento já foi utilizado pela Moschino e seu diretor-criativo, Jeremy Scott, para poder utilizar reproduções de grafite em suas roupas.
A atitude da H&M desencadeou um movimento de boicote contra a marca. Artistas temem que uma vitória da empresa possa abrir um precedente que retire os direitos de milhares de artistas de rua sobre suas obras.
Leia mais: https://oglobo.globo.com/ela/moda/hm-processa-autor-de-grafite-utilizado-em-campanha-da-marca-22492213#ixzz59vUzAsko
stest
FONTE: https://oglobo.globo.com/ela/moda/hm-processa-autor-de-grafite-utilizado-em-campanha-da-marca-22492213#ixzz59vUzAsko
stest

Compartilhe:

Outros Posts

crimes marcários

CRIMES MARCÁRIOS

Você  que já tem seu registro de marca ou que ainda não registrou, mas já faz uso da sua marca

Envie seus dados

Entraremos em contato o mais breve possível.