Empresa: Passo a passo para iniciar a sua.

empresa

Vai abrir uma empresa?

Saiba por onde começar e quais os passos fundamentais para estruturar uma empresa com eficiência, evitando problemas futuros.

Seleção de Sócios:

Primeiro de tudo é analisar quem vai embarcar contigo nessa empresa. Se você vai atuar no mercado de forma solitária ou em conjunto.
Primeiro, é importante fazer um mapeamento jurídico para verificar quais os riscos em abrir uma empresa com seus sócios, sendo pessoas físicas ou jurídicas.

Mapeamento Concorrencial:


Depois disso, importante fazer um estudo do modelo de negócios e partir para o mapeamento concorrencial e marcário. Isso é importante para que você não acabe colocando um produto ou serviço no mercado com o risco de cometer alguma ilegalidade.
Ainda, é imprescindível analisar a legislação vigente e verificar se não há uma Agência Reguladora que fiscalize esse nicho de mercado. Também, se há alguma regulamentação acerca do seu nicho de negócio.

Estruturação:

Feito esses estudos, deve-se partir para a escolha do tipo societário, regime tributário mais viável, confecção de acordo de sócios, contrato social.

E, o mais importante, deve-se escolher e realizar um estudo de viabilidade de marca, com o consequente registro e aquisição do nome de domínio.
Caso sua empresa trabalha com tecnologia, imprescindível um contrato de licenciamento ou cessão de direitos autorais. Bem como, análise de possível contratação de colaboradores, contendo no contrato, cláusula de NDA e não concorrência.

Dicas finais:

Além disso, importante, desde o início, traçar programas de compliance e gestão de riscos. Com isso, evita-se eventuais problemas jurídicos, principalmente se você for contratar com o Poder Público. Um desses programas é a observação das leis anticorrupção, contra o trabalho escravo e, principalmente, observância às regras do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Após esses passos principais, sua empresa está apta para operar no mercado com segurança e atrair com mais facilidade investidores e clientes.

Compartilhe:

Outros Posts

crimes marcários

CRIMES MARCÁRIOS

Você  que já tem seu registro de marca ou que ainda não registrou, mas já faz uso da sua marca

Envie seus dados

Entraremos em contato o mais breve possível.